Estratégia Digital Etapa 1: Criar um Plano

Algumas das maiores marcas globais lutam com sua estratégia digital, por isso está tudo bem se você não tiver um no lugar. A estratégia digital é diferente para cada empresa, porque é baseada em diferentes metas e conversões que podem ser alcançadas usando uma ampla gama de táticas. Se você não criou uma estratégia digital para o seu negócio, você provavelmente não está conseguindo os resultados que você quer fora de seu marketing online e publicidade. Sem uma estratégia digital você está cegamente desperdiçando energia e dinheiro em campanhas. Pare de fazer isso. Em vez disso, vamos dar um passo atrás e pensar sobre por que você está escolhendo as campanhas, canais e plataformas que você usa. Vamos baseá-lo em algo tangível e definir metas para melhorar o seu negócio. Você vai se sentir revigorado. Você pode querer começar por fazer as perguntas certas sobre sua estratégia digital. Isso deve dar-lhe uma melhor idéia do que é a estratégia digital e o que isso significa para a sua organização.

Estratégia digital é um processo contínuo que tem quatro fases principais: planejamento, execução, análise e otimização . O primeiro passo é chegar com um plano para seus esforços digitais. Tenha em mente, no entanto, que toda a estratégia do mundo é inútil se você não estiver analisando e otimizando suas campanhas para obter o maior retorno sobre seu investimento (ROI). A maioria dos blogs de estratégia digital que lemos, tenta incluir todas as facetas possíveis do tópico em um artigo, deixando o leitor com uma visão geral, mas nenhuma direção. Nós faremos o oposto. Prometemos manter este artigo simples e só se concentrar nas etapas para começar, como acreditamos que esta é a abordagem mais produtiva.

O conselho mais importante que podemos dar é: comece agora . Sério, saia um pedaço de papel, Google Doc, um editor de texto, ou o que você usa. A parte mais difícil de aplicar em qualquer novo projeto é muitas vezes encontrar uma maneira de superar o medo inicial de entrar em um espaço desconhecido com uma ardósia em branco na frente de você. Mas, também é muito emocionante! Você está corajosamente pisando no espaço digital, com todas as suas plataformas e redes, e você vai sair vitorioso. Além disso, como você vai crescer com o seu negócio online e manter a concorrência? Você não vai aumentar o tráfego na web e as vendas sem queimar um pouco de gordura e persistência.

Planejando Sua Estratégia Digital – É Tudo Sobre Conhecer Seu Cliente e Estabelecer Metas

Vamos começar por identificar o(s) seu(s) cliente(s) com base nos dados demográficos. Você pode ter dois ou três tipos diferentes de clientes que têm interesses e comportamentos dramaticamente diferentes ( você pode até desenhá-lo se você é um pensador visual ). Você precisa pensar sobre como você vai chegar a todos eles. Depois de identificar seus clientes-alvo, responda às seguintes perguntas para cada um:

Quais produtos / serviços correspondem às necessidades do cliente?
O que eles estão procurando, e como eles estão procurando?
Como eles vão te encontrar?
Quais as ferramentas, plataformas ou redes que mais usam no espaço digital?

Responder a estas perguntas é o primeiro passo na escolha do conteúdo certo e canais para o seu marketing digital.

Em seguida, no planejamento de sua estratégia digital, você vai querer anotar seus objetivos de nível superior relacionados ao digital. Exemplos:

“Quero aumentar minhas vendas de e-commerce.”
“Quero mais leads de qualidade que venham pelo meu site.”
“Quero que mais pessoas conheçam e falem sobre minha marca.”
“Quero aumentar assinaturas para e-mail marketing.”

Você também pode listar necessidades ou problemas que você tem que podem ser resolvidos com soluções digitais. Exemplos:

“As pessoas estão navegando, mas não comprando.”
“Os visitantes estão saindo na página inicial.”
“As ligações erradas estão entrando em contato conosco.”
“Meus clientes estão confusos sobre o que fazemos.”
“Meus clientes precisam de conselhos de especialistas antes de decidir Comprar.”

Agora você deve priorizar. Escolha alguns que são mais importantes para você. Agora você deve ter uma repartição do(s) seu(s) cliente(s) e seus objetivos de estratégia digital. É hora de pensar sobre os melhores canais para alcançar e envolver seus clientes e atingir os objetivos que você estabeleceu.

Canais, Plataformas e Iniciativas

Agora que você analisou seus clientes e tem metas estabelecidas, é hora de formar uma lista de maneiras possíveis de alcançá-las. Há novas redes sociais e plataformas baseadas na web surgindo todos os dias, e cada um promete novos fãs e seguidores se você investir o tempo para criar uma conta e aprender a usá-la. A verdade é que, apenas porque Instagram, Tumblr e Pinterest são populares agora, isso não significa que seus clientes estão usando-os. Mesmo se alguns de seus clientes estão, isso não significa que é o canal certo para você se conectar com eles. Lembre-se, os canais que você escolheu devem ajudá-lo a realizar os objetivos específicos que você estabeleceu. Por exemplo, se sua principal prioridade é o conhecimento da marca e a conversa, o Twitter pode merecer alguma consideração séria (mas somente se seus clientes a usarem). Coisas de bom senso, certo?

Como etapa final do processo de planejamento, anexe um KPI (Key Performance Indicator) a cada iniciativa que se relaciona com seus objetivos originais. Por exemplo, se o objetivo principal for o engajamento da marca e o seu canal for o Twitter, um KPI poderá ser o número médio de retweets de seguidores para cada um de seus tweets. Isto irá dizer-lhe se seus seguidores estão interessados ​​no conteúdo que você está colocando para fora, e como você crescerá no seu seguimento, ele irá garantir que você ainda está se conectando com seus seguidores e não apenas aumentando seus números sem substância.

O próximo passo no desenvolvimento de sua estratégia digital é planejar seu conteúdo e executar suas campanhas.

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