Como posso saber se o meu site funciona?

Você investe muito tempo, esforço e dinheiro em seu site, mas como você sabe se é bem gasto?

Algo que estamos muito conscientes na Hinno, e algo que vemos como chave para um relacionamento bem sucedido com nossos clientes, é ser capaz de demonstrar o sucesso de tudo o que fazemos. Mas como você mede isso?

Recentemente nos sentamos nos reunimos para o levantamento de um novo projeto e esta questão surgiu. Queríamos conhecer o cliente um pouco melhor e entender o que eles viam como sendo chave para o sucesso do seu site. A resposta não era exatamente o que estávamos esperando:

“Quando temos um site bem parecido com o que estamos satisfeitos, sabemos que fizemos bem”

O que torna um site ‘bonito’ e quem decide isso? Isso é muito baseado em uma única visão subjetiva e o usuário final ignora – o sucesso sendo medido no que pensamos internamente, não o que o usuário pensa e faz. É também muito baseado no aqui e agora e não tem longo prazo – benefício/metas. Qual é o plano de longo prazo e como saberemos quando chegarmos lá?

Para ser capaz de avaliar ROI (Retorno Sobre Investimento) você precisa remover a necessidade de revisão subjetiva e baseá-lo em fatos indiscutíveis.

Como vamos fazer isso?

O primeiro passo é entender a finalidade e objetivos de seu site, embora isso em si pode ter uma gama muito ampla. Se o projeto/atualizações que você está implementando são específicos de uma tarefa individual, concentre-se nesses.

Uma vez que estes são conhecidos, você pode identificar como isso será rastreado e definir seus alvos.

Sites de comércio eletrônico

Para um site de comércio, isso geralmente é relativamente fácil – quanto material você vendeu! Some os aumentos incrementais antes de implementar as alterações e veja quanta receita adicional seu investimento gerou.

No entanto, como mencionado anteriormente, esta pode ser uma medida imprecisa. Procure identificar medidas mais específicas para o projeto. Você está tentando reduzir o abandono de carrinho ou aumentar as vendas auxiliares durante o processo de pagamento? Alternativamente, se você tem um alto custo de aquisição do cliente, seu alvo pode ser sobre o aumento de visitas de retorno e repetir compras.

Não se esqueça que os objetivos de uma loja on-line nem sempre giram em torno de vendas. No mundo multicanal em que vivemos, seu site também pode ajudar a impulsionar as vendas no ambiente offline.

Sites não comerciais

Para sites não-comerciais, a identificação de indicadores-chave de sucesso pode fornecer mais de um desafio. Trabalhar com um número de ONGs e instituições de caridade nos deu uma perspicaz visão sobre como lidar com essa questão. Embora os resultados podem ser diferentes de um site de comércio, o princípio subjacente é ainda o mesmo: por que as pessoas vêm para o site e o que você quer que eles façam?

Para instituições de caridade isso pode ser simples. Seu site pode ser um veículo para gerar doações, então como as atualizações que você implementou afetaram o dinheiro que as pessoas estão lhe dando?

No que diz respeito às ONG’s, descobrimos que o maior desafio que enfrentamos é gerar consciência de quem são e, mais importante, que diferença eles estão fazendo no terreno. Para um de nossos clientes, quando as pessoas estavam procurando por termos relacionados ao seu trabalho, eles estavam aparecendo apenas na 4 ª página do Google – ninguém nunca viu o seu site ou viu a diferença que eles estão fazendo. Ao atualizar o conteúdo e melhorar a forma como o site foi construído, eles agora classificar no top 2 resultados. Neste caso, o sucesso foi medido pela classificação melhorada e pelo tráfego subseqüente.

Alternativamente, você pode estar criando conteúdo de alta qualidade que aumenta o perfil do que você faz, então por que não defino como alvo, obter este conteúdo compartilhado em outros sites, ligados a partir de Social Media ou para gerar altos níveis de consultas PR. Finalmente, muitas ONGs e instituições de caridade têm seções de notícias, blogs e / ou fóruns. O sucesso pode ser medido no que diz respeito ao engajamento melhorado com o conteúdo publicado – quantas pessoas estão comentando e expressando uma opinião.

Conclusão

Muitas vezes vemos sites que parecem incríveis, ganharam prêmios de design, mas não realmente ‘fazem’ nada ou ajudar a produzir resultados tangíveis. Ao investir seu tempo, orçamento e esforço para melhorar o seu site, certifique-se de que você sempre sabe desde o início que o sucesso vai olhar como e como ele será medido.

Fale conosco sobre o nosso histórico de construção de soluções de sites com resultados comprovados.

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